top of page
Citações:

Confira alguns excertos de suas obras!

S-5.png
S-5

"Eu ia refletindo e chegando à conclusão de que não somos um fenômeno menos incerto e até um tanto imprevisível: ora somos fina aragem, dia solar, ora vendaval e tempestade. E que assim como aquele, se agora alegremente, irradiamos, um nada basta a nublar-nos o espírito... Quem dera a vida fosse apenas calmaria; mas que seriam, então, das Odisseias...?"

A30.png
Ao Filho das Estrelas
(entre os céus e a Terra)

"Mas então compreendi (de certo modo) que para um homem desta dura terra, – que desde cedo aprende que a Vida é feita de batalhas, não de versos –, amar assim é quase uma vergonha, e demonstrar que sente, uma fraqueza. Que seria trazer sempre o peito aberto aos punhais de quem jamais baixou a guarda".

A33.png
Cecília

"Sua mãe errô u'a vez contigo, e muito, filha... Ela falhô contigo e sabe disso... E eu m’arrependi disso todo dia, todo dia... E só Deus sabe o quanto eu me 'rependo... só de lembrá me dói aqui, den' da alma...

Aparecida apontou o próprio peito e continuou:

— E cê saiu de mim, aqui de dentro... ma nunca vai saí intera não... (...) é essa velha aqui, e Deus no alto, que vai 'colhê você nos braço, sempre, sempre, e vai cuidá das sua ferida, tá, minha filha...? Sua mãe tá sempre aqui e ela te ama".

Crônicas de Outrora

"Ciciam micos, aqui e ali; estes, que nos espreitam curiosos e advertidos, estacados ou em fuga; e quem sabe, – se não nos mandam deitar eternamente em berço esplêndido –, convoquem com os sibilos o silvo cálido dos alísios ou o gélido dos austrais. E o marulhoso murmúrio das folhas, os gemidos dos galhos que se afagam, o soturno lamento dos bambuzais; parecem atrair dos pássaros o pouso e inspirar-lhes o canto".

MS Building

"O pobre cão tombou sem nem ganir... A fumaça inda saindo do focinho... Os olhos fitos não sei onde, marejados, estatelados de dor e do seu pasmo. Com o sangue a lhe escorrer focinho afora, urinava, pernejando os seus últimos suspiros... (...) Pobre e ingênuo vira-lata... (...) Mas é possível que morresse realizado: por seu desejo e alegria, tão canina, fez-se assim tão menino quanto humano: impulsivamente irracional..."

Diaz da Rocha

"Debruçada a alma – toda alma – em cada pálpebra, assim miravam e remiravam, atentamente, como a marcha do amor e da esperança. E, não; não, não havia imagem mais bela e graciosa que a da pequena Vera Lúcia: a caminhar lenta e docemente ao longo de toda a nave. Em lançando, por entre os dedos pequeninos, como um lindo rocio de pétalas de rosas..."

Nós e outras Iluminuras

"Por amar o mar, dinheiro e a boa carreira, achou por bem sonhar meter-se na marinha: via-se, quem sabe, o almirante. (...) Porém aqui está o Gilvan, na Alfândega do Porto de Santos... Que um sonho pode mesmo ir a pique, sem, no entanto, fazer náufrago o sonhador. Gilvan achou na alfândega uma ilha, e a “terra à vista!” hora o faz mirar o mar".

d'Outros Rasgos

"Ora vejam só onde não nos levam estas!... Quiçá dos campos à marcha nupcial! Heitor era um grande amante das peladas dos descamisados, e esta fome dos gramados torneou-lhe bem as pernas; daí mesmo o interesse daquela que as admirava – a elas, e não mais que a elas. O boleiro usou da habilidade a driblar-lhe o coração, e por fim acabou por agitar-lhe as tramas de seu peito".

Que nem tudo é Happy End

"Marcado enfim o encontro após três anos. Ansioso, ele antecipa a sua chegada; perdida, ela retarda a sua vinda. Desiludido, foi-se embora inconsolável; desnorteada, fez das rosas (dele) mal-me-queres. Ela, alfim, descobre que não o amava; ele achou, no amar, ressentimento".

Por entre Sombras e Espelhos

"Ah e borboletas voejavam em meu estômago; vi passarinhos verdes e lilases! Fui homem feito, e bem feito; fui menino; fui incriado – desnascido – imortal! Desci do Olimpo ao Cáucaso, entretanto... Lacerou-me o peito um corvo sevo; e já não há mais que roer em minhas entranhas. Mas me consola o crer que por um breve instante, fui por ela um tanto quanto, assim, amado..."

Como Nasce um Poeta

"E o amor que desde então entre nós vive,

 E assim bem como arde, tão logo inflama;

 Que se nos abrase, envolva e nos motive,

 

 Conquanto inda nos arda a imortal chama.

 Assim, então, mo direi do amor que tive:

 É eterno o Amor, porém na alma que ama!"

Das Contradições à Razão

"Sejais corajosos, senhores, e penseis, – senão ao menos tenteis ponderar –, sobre a origem da Vida; sobre a Existência em si mesma! Sugiro, para tanto, que antes de tão assombrosa empreitada, procureis vos segurar o mais firme e o quanto pudéreis num ponto qualquer ao redor de si que vos parecer mais seguro. Feito isso, então indagueis à si mesmos se o tão benquisto “Cogito, ergo sum” é de todo uma verdade".

bottom of page